Rômulo Barreto Jr - Mediador Intercultural
Os desafios contemporâneos em matéria de imigração, como o enfrentamento à imigração ilegal, o combate ao terrorismo, a crise económica e a escassez de trabalho têm vindo a contribuir para o reforço dos poderes do Estado em matéria de controlo da imigração.
Em Portugal, a imigração tem sido trabalhada através dos programas de regularização e acolhimento de estrangeiros, a partir dos instrumentos internacionais de proteção dos direitos humanos, bem como do direito europeu e do direito constitucional, com o objetivo de garantir o acesso aos direitos fundamentais também aos imigrantes.
Ao tratar do tema imigração, com apoio da União Europeia, o esforço do Estado português materializa-se através de políticas públicas direcionadas à fatia social com aparente vulnerabilidade social, esta constituída pelos imigrantes, refugiados e comunidade local da etnia cigana.
Sendo movimentos de pessoas que se deslocam em determinado momento histórico, a procura de outros destinos, as migrações resultam em transformações sociais, culturais e comportamentais, capazes de produzir efeitos no tecido social na comunidade de acolhimento. Este atual cenário passa, inevitavelmente, por influências culturais, que implicam em superação de obstáculos para um convívio entre diferentes comunidades em sociedade.
Assim, entendo que o interculturalismo seja parte de um modelo pluralista de gestão da diversidade, em que através do diálogo e do empoderamento dos indivíduos, o resultado seja a integração entre o eles e o nós. Ao contrário do multiculturalismo que presa pela ausência de diálogo entre comunidades e que tem em sua génese o individualismo do processo de integração.
Neste cenário, sublinho a importância da mediação intercultural como meio de mitigar os impactos sociais produzidos pela imigração. E através dos mediadores interculturais, legítimos intrumentos capazes de construir verdadeiras pontes de diálogo entre imigrantes e comunidade local, e responsáveis por estimular sólidas transformações sociais.
Rômulo Barreto Jr,
Mediador Cultural (América Sul)