Biblioteca Humana: vamos conhecer as histórias dos imigrantes bracarenses?
Que histórias têm para contar as pessoas que chegam a Portugal, depois de deixarem familiares para trás, mudar de carreira e decidir recomeçar a vida num local estranho ao primeiro olhar? A atividade da Biblioteca Humana, do Projeto DiverCidade Braga – Uma Viagem Intercultural, pretende ouvir as histórias reais de imigrantes que escolheram Braga para viver.
Através de um formato de storytelling, a Biblioteca Humana, uma das cinco componentes do Projeto, é um local onde não existem livros físicos, mas histórias reais de voluntários que se disponibilizam a contar a sua experiência enquanto imigrante a viver em Braga. Em conversa, que depois se transforma em sinopse como um livro real, os participantes partilham os desafios, as opiniões e perspetivas com o objetivo de fomentar a aproximação entre as populações.
A pensar nos largos números da população imigrante que tem aterrado na cidade minhota nos últimos anos, o Projeto DiverCidade Braga pretende combater os estereótipos e preconceitos relacionados com os imigrantes. Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Braga, procura conhecer as diferentes culturas existentes dentro do mesmo espaço, ao mesmo tempo que promove o diálogo entre as diversas comunidades que habitam em Braga.
Veja aqui os livros humanos que já participaram no Projeto.
Gostava de ser voluntário desta iniciativa? Preencha este breve formulário: www.lkme.pt/8eKh9