Comissão Europeia e Forbes destacam Braga pela qualidade de vida e bom acolhimento de imigrantes
Nas últimas semanas, a cidade de Braga tem estado na vanguarda no que diz respeito à integração e bem-estar de imigrantes. Estudos e rankings estrangeiros evidenciam a capacidade do Município minhoto em atrair e acolher imigrantes, não só empresários e famílias, mas também aqueles que desejam investir no turismo.
A qualidade de vida, escolas internacionais, espaços verdes, sistema de saúde, custo de vida e baixo índice de criminalidade foram alguns dos fatores que levaram a revista Forbes a incluir a cidade no ranking dos 20 melhores locais para os americanos viverem. A abertura e o empreendedorismo também são apontados como duas qualidades importantes do Município, que tem uma das maiores taxas de crescimento do turismo na Europa.
A segurança, os espaços verdes e a oferta cultural são também os motivos pelos quais a capital minhota se encontra no Top 10 das cidades europeias onde as pessoas vivem mais satisfeitas. Segundo o relatório “Report on the Quality of Life in European Cities, 2020” da Comissão Europeia, 95% dos bracarenses afirmam que a cidade integra e acolhe bem a população imigrante.
Nos últimos anos, Braga tornou-se o local de destino de mais de 20 mil imigrantes. Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou o “enriquecimento, criatividade e diversidade” que as comunidades estrangeiras têm trazido à cidade, no 7º Café Intercultural promovido pelo Município de Braga, no âmbito do Projeto DiverCidade Braga – Uma Viagem Intercultural.