Diversidade cultural e integração de imigrantes são uma mais-valia no crescimento empresarial
A diversidade cultural é hoje uma realidade universal inegável e Braga não é exceção!
O fluxo de imigração na capital minhota tem vindo a aumentar e a fazer da cidade um lugar de excelência para viver, trabalhar e empreender. A preferência por Braga prende-se, sobretudo, pela qualidade de vida, a segurança, a oferta cultural e a abertura para trabalhar.
Já várias as organizações em Portugal que contam com uma equipa multicultural. Um exemplo disso é a Bosch Portugal, empresa de engenharia e eletrónica com sede em Braga, que inclui vários imigrantes na sua equipa.
No 16º Café Intercultural, Carla e Natália, responsáveis pelo recrutamento e coordenação de diversidade da Bosch, explicaram como fazem a gestão e integração de mais de 20 nacionalidades e culturas no ambiente de trabalho. Formações, eventos, junção de diferentes equipas e um dia para celebrar a diversidade são algumas das atividades realizadas por esta empresa para promover a inclusão e a multiculturalidade.
Estas iniciativas organizacionais facilitam o ajustamento à organização dos trabalhos multiculturais, potenciando o seu desempenho nas diversas tarefas.