Diversidade e inclusão são a fórmula de sucesso das empresas
Encorajar a partilha de diferentes perspetivas e ideias e garantir que os produtos e serviços da empresa respeitam as diferentes culturas dos seus clientes são algumas das consequências positivas da interculturalidade organizacional.
Estas foram algumas das conclusões do estudo “Global Diversity and Inclusion Fostering Innovation Through a Diverse Workforce”, desenvolvido pela Forbes Insights, que teve como objetivo perceber de que forma a diversidade e a inclusão afetam as empresas. O estudo contou com a participação de 300 executivos dos quatro cantos do Mundo, todos eles pioneiros na promoção e criação de estratégias de inclusão dentro das suas organizações.
Mas os benefícios de ter uma empresa multicultural e inclusiva não ficam por aqui. No que diz respeito à diversidade nas organizações, a performance financeira aumenta em 25% nas empresas com mais mulheres executivas e 36% nas empresas que incluem nas suas equipas pessoas de diferentes etnias, diz o relatório “Diversity Wins”, realizado pelo McKinsey Global Institute.
A investigação deste Instituto, que contou com dados de 15 países e mais de mil organizações diferentes, concluiu que existe uma correlação entre a diversidade e a probabilidade de desempenho e que promover uma cultura diversa e inclusiva é um fator de sucesso, já que “tanto permite que os indivíduos brilhem individualmente, como brilhem ao se unirem como uma equipa”.
Estudo da Forbes: www.lkme.pt/T64Mz
Estudo do MacKinsey: www.lkme.pt/CJkgP