Governo Português vai criar título temporário para Imigrantes
O Programa do Governo, entregue na última sexta-feira, dia 1 de abril, na Assembleia da República, prioriza a "imigração regulada e integrada". Uma das medidas é criar "um título temporário de curta duração que permita a entrada legal em Portugal de imigrantes com o objetivo de procura de emprego".
Para além desta medida, está a ser desenvolvido um programa de integração "Trabalhar em Portugal" com um "Balcão Único para a Mobilidade Profissional", de modo a facilitar certas ações, como a entrada no país, a obtenção de vistos e título de residência, a estadia e trabalho.
O novo Executivo afirma que, em 2020, a população residente no país cresceu devido aos estrangeiros, sendo que estes têm um grande contributo no que toca ao desenvolvimento económico e demográfico de Portugal. Neste sentido, a oportunidade de voto para os imigrantes nas eleições autárquicas, onde deverão exercer o seu direito de voto, é também um tema em discussão.
O Governo pretende reforçar os programas de integração com "a participação ativa das instituições e das autarquias locais", através da "criação de bolsas de disponibilidade de acolhimento, com apoio de fundos europeus e de um programa orçamental de apoio à inclusão de refugiados".