Guia apoia o ensino do Português no contexto da Educação Não Formal
O “Guia para o ensino do Português enquanto Língua de Acolhimento (PLA) no contexto da Educação Não Formal (ENF)” propõe orientações técnicas para a organização de ações de ENF vocacionadas para nacionais de países terceiros, realizadas no âmbito do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
Disponibilizada pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), a ferramenta destina-se às entidades promotoras das ações de ENF, bem como aos formadores/as e educadores/as responsáveis pela dinamização destas mesmas ações.
O Guia encontra-se organizado em duas partes, sendo que a primeira é relativa às Considerações Gerais. Além de uma introdução geral ao conceito de Educação Não Formal, é apresentada uma caracterização das abordagens, em termos da sua finalidade, contexto, certificação, metodologias e objetivos pedagógicos.
Na segunda parte, discute-se a operacionalização das três vertentes formativas: Ações de Alfabetização, Ações de Iniciação ao Português e Ações de Língua Portuguesa com vista à certificação final, por uma entidade competente.
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