Portugal vai ter 155 Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes
A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, afirmou que, até ao final do ano, Portugal irá ter 155 Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) em funcionamento. As declarações foram proferidas em Mangualde, Viseu, no dia 14 de junho, na celebração do protocolo de colaboração entre o município e o Alto Comissariado para as Migrações, que permitirá o 150.º CLAIM do país.
“São 150 centros de apoio à integração de migrantes que existem espalhados por todo o país. Nesta região Centro, são 36 que trabalharão a partir de hoje em rede para que possamos fazer uma melhor política de integração, coesão territorial e também coesão social”, disse Ana Catarina Mendes. Referiu, ainda, que Portugal foi distinguido pelas Nações Unidas, como sendo um dos melhores países no que toca ao acolhimento e integração de imigrantes.
A Ministra acrescenta que estão a ser realizados esforços para que se cumpram os objetivos, relacionados com o domínio da língua portuguesa por parte dos imigrantes, a documentação necessária para a legalização e o número de Segurança Social.
Em relação aos CLAIM, a Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, sublinhou a importância de Portugal dar "uma resposta que seja ajustada e adaptada e a cada contexto local", permitindo que estes sejam "uma resposta da comunidade e para a comunidade". A missão destes centros de apoio é acompanhar e apoiar as pessoas migrantes no seu processo de acolhimento e integração, articulando com as diversas estruturas locais e promovendo a interculturalidade a nível local.