Projeto INCLUDE HER pretende dotar as mulheres migrantes de capacidades digitais
No passado dia 27 de Junho, a Universidade do Minho (UMinho) divulgou o projeto INCLUDE HER, uma iniciativa inclusiva, financiada pelo Programa Erasmus+. O objetivo é dotar as mulheres migrantes de capacidades digitais para que estas possam aceder mais facilmente ao ensino superior.
O lançamento decorreu durante a conferência “Mundo Digital: Oportunidades e Desafios para as mulheres migrantes”, pela UMinho, um dos parceiros do consórcio, que conta ainda com uma universidade alemã, uma organização de migrantes na Grécia e por agentes privados. O projeto começou a ser desenvolvido em 2019.
Este recurso esta disponível online e pronto a ser utilizado em qualquer parte do mundo, de acordo com a disponibilidade e o ritmo de vida dos interessados. A abordagem inovadora, desenvolvida por uma equipa multidisciplinar, visa corrigir o desequilíbrio de género na esfera digital, diminuindo as barreiras existentes no ensino superior e no acesso ao emprego.
Entre os aspetos abordados, estão a literacia digital, a resolução de problemas de segurança na internet, colaboração e comunicação e produção de conteúdos. O curso, disponível em várias línguas, não exige recursos humanos, nem acompanhamento. É dirigido a comunidades migrantes, mas os recursos estão disponíveis para qualquer pessoa que pretenda desenvolver as suas competências digitais ou, ainda, a formadores.
O projeto INCLUDE HER termina a 30 de agosto. Saiba mais AQUI.