Projeto #MigraMyths combate estereótipos e desinformação
O Projeto “#MigraMyths - Desmistificando a Imigração”, desenvolvido e coordenado pela Casa do Brasil de Lisboa, procura combater os estereótipos, os mitos e a desinformação relacionados com a imigração em Portugal.
A iniciativa, financiada pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), surgiu para contrariar o aumento do discurso de ódio contra os imigrantes proveniente da utilização da Internet e, particularmente, das redes sociais, através da disseminação de notícias falsas.
Segundo o #MigraMyths, “as informações sobre a imigração são repletas de “meias verdades” e de preconceitos que, muitas vezes, estão na base de situações de discriminações, de atos de xenofobia e de racismo e na desigualdade de oportunidades que impedem o acesso igualitários aos direitos”.
Através das redes sociais, nomeadamente o Instagram e Facebook, o #MigraMyths divulga conteúdos informativos, obtidos através de fontes fidedignas, como conceitos, mitos e factos.
O projeto recolhe, também, conteúdos de discurso de ódio online contra as pessoas imigrantes em Portugal, para realizar o mapeamento e reportar os casos. Caso tenha visto algum conteúdo de incitamento ou promoção da violência contra pessoas imigrantes e/ou incitamento ou promoção de racismo e xenofobia na Internet, pode notificar o projeto AQUI.
Pode, ainda, aceder ao relatório “Experiências de Discriminação na Imigração”, lançado pelo projeto em 2021, AQUI.