Ricardo Rio participa em conferência de apoio à integração de emigrantes
Os jovens migrantes e refugiados são frequentemente resilientes, altamente motivados e têm potencial para resolver desafios, podendo ajudar a impulsionar as comunidades e economias onde se inserem. Esta é uma das conclusões do relatório “Talento em movimento” discutidas na conferência digital desta quinta-feira, organizada pela UNICEF, que contou com a presença de Ricardo Rio.
O presidente da Câmara Municipal de Braga afirmou que o Global Parliament of Mayors (GPM) adotou a “Talent Cities”, uma iniciativa liderada pela capital minhota que se insere na criação de um Hub Internacional de talento que une diferentes cidades do mundo. Este projeto tem como objetivo de aumentar a capacidade dos governantes criarem oportunidades para estes jovens, aproveitando o seu potencial.
O autarca afirmou que ao “assegurar oportunidades para os migrantes e refugiados, constrói-se um futuro mais risonho para os territórios e para estes jovens”. “A criação de ambientes inclusivos para receber os migrantes e refugiados, permitindo-lhes ser parte uma mais-valia e integrante dos projetos de desenvolvimento das cidades, permite atingir esse desígnio”, acrescentou o presidente.
Ricardo Rio realçou ainda o trabalho que tem sido feito na cidade minhota pelas escolas e associações representativas destes jovens emigrantes para que “as suas aptidões e as visões multiculturais” sejam aproveitadas. O objetivo é que “estes jovens tenham sucesso e sejam felizes em Braga, beneficiando da experiência e formação que aqui adquirem para ajudar o desenvolvimento de Braga ou de outros locais onde decidam viver, e daí a importância de estar inserido num projeto global como o ‘Talent Cities’”, concluiu.