UMinho e escola da Póvoa de Lanhoso lançam jogo digital para aprender línguas estrangeiras
“GameLet” é o nome do projeto criado pela Universidade do Minho em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (AEPL), em parceria com instituições da Alemanha e Chipre, para alunos do 2º e 3º ciclos aprenderem e melhorarem a fluência da leitura e de línguas estrangeiras, como inglês, alemão e grego.
Em comunicado, a UMinho explica que ideia nasce "da necessidade de adaptar a pesquisa à prática e de preencher a lacuna entre o design e a teoria no estudo de contextos de educação formal”. O objetivo, diz a instituição, é “fomentar a fluência em línguas nativas e estrangeiras e promover o multilinguismo e as competências de mídia em alunos do ensino fundamental e médio”, reduzindo as desigualdades nos resultados de aprendizagem através das TIC.
Na aplicação, os alunos encontram vários jogos e missões, que lhes permitem melhorar gradualmente o nível de leitura e compreensão de texto, assim como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Um dos conteúdos disponíveis é a adaptação moderna do conto de Hansel e Gretel, em que os personagens passam da floresta para a cidade e têm problemas como falhas de rede no telemóvel. Cristina Sylla, investigadora da UM, defende que se trata do “mais próximo da realidade atual dos adolescentes e isso cativa-os nas tarefas”.
Com a duração de três anos (2018-21), o projeto conta com 350 mil euros do programa europeu Erasmus+. Agora, a equipa de investigação procura a melhor forma de disponibilizar os conteúdos educativos no site e distribuí-los pelas escolas.