Universidade do Minho promove Conferência Internacional sobre Migrações
De 27 a 29 de abril, a Universade do Minho promoveu uma Conferência Internacional sobre Migrações, intitulada “Humanity(ies) on the move”. O evento foi organizado pelo EHUM2M – Estudos Humanísticos em Migrações & Marginalização, um grupo de investigação do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM).
“Com a Humanidade em movimento, as Humanidades devem mover-se.” Foi este o mote do encontro que pretendeu debater as migrações como um desafio global, uma vez que as “relocalizações da humanidade são instigadas pela busca da felicidade e realização pessoal, pela curiosidade, mas também pela lógica económica global, pelas situações de pobreza, violência, desordem política, conflitos militares e desintegração social.”
O programa contou com a presença de 10 keynote speakers nacionais e internacionais de referência e 40 comunicações, organizadas em 7 painéis, envolvendo cerca de 50 participantes vindos de todo o mundo.
Carla Sepúlveda, vereadora da Inovação e Coesão Social, considera que os temas explorados “são fundamentais e urgentes para a comunidade académica, mas também para a sociedade em geral”. Acrescenta, ainda, que está “grata por saber que Braga é, cada vez mais, uma cidade de todos” e “durante três dias, a uma só voz” falou-se “de migração, integração, acolhimento e tolerância.”