Braga demonstra solidariedade com a cidade irmã de Ivano-Frankivsk
O Município de Braga, em parceria com a Embaixada da Ucrânia em Portugal e a Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniana, realizou no dia 23 de Setembro, no Centro de Juventude de Braga, uma sessão de solidariedade destinada a evocar a luta do povo ucraniano e contribuir para ajudar a cidade irmã de Braga, Ivano-Frankivsk, a ultrapassar este difícil período.
Na sessão interveio Ruslan Martsinkiv, Presidente do Município de Ivano-Frankivsk (por videoconferência), Carla Sepúlveda, Vereadora da Câmara Municipal de Braga, o Cónego Roberto Rosmaninho, Inna Ohnivets, Embaixadora da Ucrânia em Portugal, e ainda Vasyl Bundzyak, da Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniana.
Carla Sepúlveda referiu que Braga continuará “a dar todo o apoio possível para minorar o sofrimento dos cidadãos ucranianos, nomeadamente ao nível da receção e integração dos refugiados que aqui pretendam instalar-se”, lembrando os cinco autocarros que se deslocaram à fronteira da Ucrânia com a Polónia para transportar quem pretendia fugir da guerra.
A vereadora elogiou, ainda, o apoio demonstrado pela sociedade civil, nomeadamente das várias entidades que têm ajudado no transporte e integração destas pessoas, que são recebidas de braços abertos em Braga, e das Escolas do concelho, que têm com sucesso integrado as crianças.
Ruslan Martsinkiv e Inna Ohnivets apelaram à continuação dos apoios dos países europeus, destacando a sua importância para o país ter capacidade para defender a sua independência.