Campanha #EuSobrevivi: a violência doméstica é uma luta de todos
De acordo com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), os pedidos de ajuda por vias telefónicas e digitais devido a casos de violência doméstica aumentaram 180% face ao primeiro trimestre de 2019, em Portugal.
No âmbito da campanha #EuSobrevivi, promovida pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), foram lançados cartões informativos de alerta para situações de violência doméstica em português, árabe, bangla, francês, inglês, hindi, mandarim, nepalês e russo. Estes materiais destinam-se, especialmente, a mulheres migrantes que possam estar em situação de violência doméstica.
A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.
Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, contacte a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, enviando uma mensagem para a Linha SMS 3060 ou ligando para o 800 202 148. É uma linha gratuita, funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia. A Comissão Europeia para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) tem ainda em funcionamento um serviço de correio eletrónico para colocar questões, pedidos de apoio e de suporte emocional: violencia.covid@cig.gov.pt.
Pode também participar situações de violência doméstica à GNR e à PSP diretamente no Portal Queixa Eletrónica.
Conheça ainda a lista de conselhos de segurança e informação, com os números de apoio e emergência, disponibilizados pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).