Governo lança jogo para promover a Igualdade de Género nas profissões
Na passada terça-feira, dia 1 de junho, o Governo português celebrou o Dia da Criança com o lançamento do Jogo das Profissões para a Igualdade, uma plataforma que pretende desconstruir estereótipos de género associados às profissões e mostrar que não existem profissões só para homens e profissões só para mulheres.
Criado por iniciativa da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, o portal online conta com jogos, desafios e atividades interativas, bem como conteúdos e informações sobre estes temas destinados a toda a comunidade educativa e às famílias.
“É urgente continuar a trabalhar, desde cedo, na desconstrução daquilo que limita o acesso de mulheres e homens a determinadas profissões ou carreiras e, assim, constrangendo a sua liberdade e concretização de uma vida plena e de uma sociedade sustentável. As crianças devem ser educadas em liberdade e sem condicionalismos de género que as afastam de certas áreas de trabalho logo na infância”, afirma a Secretária de Estado.
O desenvolvimento da plataforma foi feito no feminino com o envolvimento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com a plataforma Women in Tech em Portugal, que pretende divulgar a presença de mulheres no setor da tecnologia e com o centro de formação nas áreas tecnológicas Ironhack Lisboa. Além disso, a criação do Jogo contou com o contributo da Comunidade Raparigas do Código e as ilustrações foram feitas pela designer Rita do Mar.