Museu do Reconhecimento Cultural apoia a integração de migrantes em Braga
A Câmara Municipal de Braga e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho criaram um museu virtual, denominado Museu do Reconhecimento Cultural, com o objetivo de dar voz e apresentar as diferentes culturas presentes no distrito de Braga.
Segundo Firmino Marques, vice-presidente da Camara de Braga, é “um museu de histórias de pessoas, que vai constituir uma importante aprendizagem de modos de vida e culturas de quem escolhe Braga para se fixar”, sublinhando a importância da multiculturalidade na capital minhota.
No portal online, que suporta o projeto, criado em 2015, podem encontrar-se testemunhos de cidadãos Nacionais de Países Terceiros sobre a experiência de viver em Braga e informações relativas às diversas culturas, com vista ao seu reconhecimento.
O projeto surge alinhado com o Plano Municipal para a Integração de Migrantes do Concelho de Braga, uma iniciativa onde, também, se enquadra o Projeto DiverCidade Braga – Uma Viagem Intercultural que, através de eventos, campanhas e partilha de histórias na primeira pessoa, pretende integrar a comunidade emigrante na cidade.