Promovidos cursos de Português Língua de Acolhimento junto de migrantes
Os cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA) estão agora acessíveis a pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, cuja língua materna não seja a portuguesa e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas no idioma. O objetivo é responder às necessidades de aprendizagem junto de pessoas migrantes em Portugal.
O domínio do português não só permite a comunicação com o outro e uma melhor interação com a sociedade de acolhimento, como se revela fundamental para uma plena integração, incluindo no mercado de trabalho.
Estes cursos certificam os níveis A1 + A2 (Utilizador Elementar) e B1 + B2 (Utilizador Independente), e são promovidos pelas escolas da rede pública, pelos Centros de Emprego e Formação Profissional do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) e pela rede de Centros Qualifica.
Caso tenha interesse em integrar algum curso, deverá contactar o respetivo estabelecimento de ensino no sentido de obter informações sobre o processo de inscrição, datas de início, horários, bem como outros requisitos.
Para se inscrever, o migrante deve ser portador/a de título de residência ou visto (de curta duração para trabalho sazonal, de estada temporária ou de residência), ou comprovativo do SEF de início do procedimento de regularização ou Número de Identificação de Segurança Social (NISS).
Obtenha mais informações AQUI.